sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Formação Pordata




A PORDATA é um serviço público de informação estatística, sobre os mais diversos aspetos de Portugal e da Europa, criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Permite o conhecimento objetivo do país e dos municípios e a comparação com outros países europeus.

Dado que a PORDATA se constitui um instrumento pedagógico da maior valia, os alunos do 11º B e C tiveram a oportunidade de estar presentes na sessão formativa: “Conhecer o portal da PORDATA”, dirigida pela representante desta instituição, Teresa Cardoso, no dia 29 de janeiro deste ano, na escola sede do agrupamento.

Esta sessão importou pelo facto de a estas turmas ter sido possível perceber a importância da literacia estatística no dia-a-dia, considerada por muitos como sendo essencial para os cidadãos compreenderem o conteúdo publicado nos jornais, na televisão e na Internet.

Surgiu integrada no projeto financiado pela Fundação Gulbenkian que se encontra em execução – Projeto “ Leitura e literacia mediática: uma atitude educacional na sociedade de informação do século XXI”.

Em conformidade com o pretendido, os alunos exploraram o portal da PORTADA sobretudo no âmbito da população e das condições de vida das pessoas. Claramente, as horas dedicadas a esta investigação revelaram-se produtivas: primeiro, pela exploração/conhecimento de uma ferramenta que dá acesso a um infindável número de dados informativos sobre diversos assuntos da atualidade; segundo, por contribuir para uma compreensão mais alargada do país em que vivemos; terceiro, por abrir espaço ao desenvolvimento da literacia estatística nos nossos alunos.

Foi realmente uma tarde cansativa, mas preenchida de saber; apenas possível com o contributo da coordenadora interconcelhia, Adelina Pinto, e os docentes Jorge Ramalho, Lurdes Pacheco e Fernanda Almeida que cederam as suas aulas para proporcionarem aos alunos esta experiência.
A PB
Emília Monteiro

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