segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Leitura/Comentário de imagem


http://comedu.blogspot.pt/ 
A imagem remete, em primeiro lugar, para distintas situações de aprendizagem: uma, através da televisão; outra, através da leitura. Demarca-se o facto de a leitura se apresentar uma atividade que requer uma certa solidão, enquanto que a televisão permite assistir à sua programação em grupo, daí que se torne, nos dias de hoje, a preferida dos jovens. A localização do carneiro na imagem, pretende chamar a atenção para a leitura e a expressão do animal mostra ainda que esta é uma atividade que também traz prazer ao invés do que muitas vezes se pensa. De qualquer modo, o espaço físico em que se situam as duas ações manifesta essa necessidade de banir o ruído de toda a aprendizagem, daí que o campo (por analogias às suas características) seja talvez o local ideal para as atividades retratadas na imagem.
Ana Rita (11ºC)
 

domingo, 27 de janeiro de 2013

Pesquisar, selecionar, avaliar informação na internet




A ação de formação foi dirigida pela Drª Márcia Castro, da Fundação Jorge Antunes, na Biblioteca da nossa escola. Consistiu em demonstrar as várias ferramentas de procura na internet, por exemplo, como procurar no Google informação, utilizando palavras-chave e sempre entre aspas. Também, ficámos a saber como pesquisar imagens, a mudar a cor, o tamanho, as dimensões, a vista padrão... 
 
Gostamos muito desta ação de formação, por nos propocionar uma aprendizagem mais alargada sobre o Google e as suas várias funcionalidades de pesquisa de informação, imagens, vídeos, mapas, etc. Para nós, a ação foi enriquecedora. Afinal, o Google, se quisemos, não é só pesquisa “simples” mas uma ferramenta útil para ajudar em muitas outras tarefas do dia a dia.

Carlos Pereira (11ºB)
Pedro Vale (11ºB)